4 tendências de viagens de incentivo

Não há dúvida que a viagem de incentivo traz resultados financeiros positivos para as empresas e proporciona experiências únicas e transformadoras aos participantes.

Selecionamos 4 tendências de viagens de incentivo para vocês, que já realizam premiação em viagem como uma estratégia para alcançar os resultados desejados. Veja abaixo as dicas que podem e devem ser incorporadas para aperfeiçoar tanto o resultado da campanha, como também a experiência do participante.

1- REDES SOCIAIS

Cada vez mais as empresas entendem que as redes sociais podem contribuir e muito para criar um “buzz” tanto no decorrer da campanha, como durante a viagem de incentivo e após. Criar uma oportunidade onde os vencedores podem compartilhar com os colegas e amigos suas experiências nas redes sociais, tem se tornado incrivelmente relevante. Live streaming é uma sugestão para aqueles que não foram contemplados possam sentir o que podem usufruir em uma próxima oportunidade. A viagem de incentivo pode motivar, engajar e mostrar o quanto os participantes são essenciais na empresa.

Dica: utilize drones para eternizar os momentos em fotos e vídeos para que possam ser publicadas diretamente nas redes sociais.

2- EXCLUSIVIDADE

Como a geração dos Millennials é baseada em escolhas, os programas de incentivo devem ter um equilíbrio entre o famoso fator WOW (que já é esperado nesse tipo de viagem) e tempo pessoal, levando em consideração os gostos dos participantes.
Que tal oferecer opções de atividades com grupos menores e focados no interesse de cada um? Itens como: atividades culturais, gastronomia, ação de responsabilidade social, esportiva, esotérica, entre outras, são atividades exclusivas e o participante poderá selecionar a que se identifica mais e ainda compartilhará experiências com pessoas que têm os mesmos interesses que ele, tornando a viagem muito mais agradável e prazerosa!

3- PREMIAR OUTRAS ÁREAS

Os premiados de viagens de incentivos geralmente são formados por funcionários, distribuidores e parceiros que atingiram a meta de vendas. E por que não incluir também outras áreas? Veja exemplos:

A Callcredit resolveu inovar e garantiu 7 lugares para pessoas de outras áreas da empresa nominando funcionários que contribuíram para o time, gerando maior interação e suporte entre as áreas.

A Colt Technologies fazia dois incentivos separados: um para a área de vendas e outro para áreas não-vendas e resolveu juntá-las, promovendo a integração das equipes e acabando com a comparação entre as viagens de incentivo. Oferecer esse tipo de viagem é extremamente vantajoso, os participantes se sentem reconhecidos e valorizados, o que faz com que o desempenho melhore em proporções absurdas.

4- EXPERIÊNCIAS TRANSFORMADORAS

Proponha-se a oferecer experiências altamente memoráveis e autênticas enquanto se conecta emocionalmente com os participantes a um profundo significado que os leva ao crescimento pessoal e/ou auto realização. As viagens transformadoras conectam e incorporam conceitos de bem-estar, sustentabilidade, comunidade e realização pessoal que se estende além do período da viagem.

Essas viagens transformadoras podem iniciar com uma atividade básica de mindfulness, jogos corporativos que incorporam valores como gratidão e alteridade, almoço com a família local que além de escolher o menu (regional) também atrela cada prato com a história do destino e da família, construção de salas de aula e casas, devolvendo a comunidade que os recebeu, além de promover o conhecimento da cultura local, é uma experiência verdadeiramente autêntica e muitas vezes uma mudança de vida

Espero que tenha gostado das dicas que compartilhamos e consiga incorporar algumas destas práticas nas suas viagens de incentivo. Mas, lembre-se sempre de definir o(s) objetivo(s), traçar a estratégia levando em consideração o perfil do público que participa dos seus incentivos, planejar e executar – certamente você terá melhores resultados tanto no retorno financeiro da empresa, como, também funcionários muito mais satisfeitos e felizes.

Referências:
IRF (Incentive Research Foundation) – The IRF 2019 Trends Study
C&IT – Incentive Travel Report 2017 – The Future
C&IT – Incentive Travel Report 2017 – Key Trends

 


Sandra Veloso

ajuda empresas a transformarem seus sonhos de marketing e eventos corporativos em realidade e é responsável por novos negócios na Imaginadora. Viajar e trabalho voluntário são sua paixão: pois acredita que a tornam uma pessoa melhor, através do contato com novas culturas e realidades.