A arte de transmitir ideias: 5 dicas de como se preparar para ministrar um treinamento

Uma parte essencial do meu trabalho na Imaginadora é ministrar treinamentos. Também é uma das coisas que eu mais gosto de fazer! Tem treinamentos mais tranquilos, outros mais desafiadores, mas a sensação de conseguir transmitir uma mensagem e uma ideia é sempre muito recompensadora.

Por ser uma parte importante do meu trabalho e algo que eu gosto muito, estou sempre tentando melhorar. Adoro ouvir outras pessoas fazendo apresentações, busco sempre ver o que agrada, o que não dá certo e como a plateia responde. Ao observar o trabalho de outras pessoas, aprendemos outras técnicas e aprimoramos as nossas.

Com tantas experiências vividas, hoje posso contribuir com algumas dicas sobre como transmitir sua mensagem da melhor forma. Veja abaixo:

1- Conheça o conteúdo

Isso é muito mais do que apenas decorar o conteúdo. É conhecê-lo profundamente, estudar e internalizá-lo para que a apresentação seja feita de forma natural.

2- Crie um roteiro

Mesmo conhecendo bem o assunto que vai apresentar, ter um roteiro escrito faz toda a diferença. Ao se planejar, colocar o conteúdo no papel, reler e analisar, encontramos outras possibilidades de abordagem, formas de conectar os assuntos e nos certificamos de que todo o conteúdo que queremos transmitir está lá.

3- Ensaie, ensaie e ensaie!

O potencial de uma apresentação ensaiada é impressionante. Testar as palavras em voz alta, na frente do espelho ou para um colega que possa te dar um feedback é uma das dicas mais valiosas.

4- Cuidado com as palavras

Nunca use expressões do tipo “estou aqui hoje para falar um pouquinho sobre…” ou “vou falar rapidamente sobre…”. Você vai falar o suficiente! O necessário! Os pontos principais! Então não se preocupe em amenizar sua fala ao público.

5- Call to action (chamada para ação)

Terminar a apresentação sempre convidando o público para tomar uma atitude do seu interesse: Visite nosso site! Entre em contato!
Espero que essas dicas sejam úteis para você que está lendo essa postagem e que possamos nos encontrar em algum treinamento pelo Brasil.

 


Débora

Formada em Administração Hoteleira, tem experiência de muitos anos na área de vendas, grupos e eventos em hotéis. Depois de passar por uma multinacional, decidiu voltar para o segmento de turismo para integrar a equipe de marketing da Imaginadora no Rio de Janeiro.