Afinal, o que é um relações-públicas?

Essa é uma dúvida muito recorrente até mesmo entre profissionais da área de comunicação, que podem acabar confundindo a atividade de RP com publicidade ou até mesmo com o marketing. Agora, de uma vez por todas, você entenderá o que é um relações-públicas.

O profissional de RP, que no Brasil, por muitos anos, foi reconhecido negativamente perante a sociedade por conta da atuação da profissão na época da ditadura militar, tem sido cada vez mais requisitado por pequenas, médias ou grandes organizações. Sendo assim, torna-se ainda mais necessário entender o que é e o que engloba essa atividade.

Conhecida também como a profissão que coordena a área de comunicação, as relações públicas têm o objetivo de construir e sustentar relacionamentos da organização para com seus públicos, sejam eles consumidores finais, fornecedores, funcionários, mídia ou parceiros. Existe uma gama enorme de públicos com os quais uma empresa pode se relacionar, e é o RP, que por meio de suas ferramentas, faz a gestão dessa comunicação entre diferentes grupos de pessoas.

Sobre ferramentas, o relações-públicas pode trabalhar com eventos, releases, press kits, press tours, mídias sociais e muito mais, com a finalidade de gerenciar a imagem e a reputação da marca junto aos seus públicos de interesse.  Uma boa ação de relações públicas resulta em uma percepção positiva dos públicos sobre a organização institucionalmente, seus produtos ou serviços.

Dentro do escopo da profissão, ainda está o planejamento de comunicação da organização, ou seja, como, quando, para quem e por qual canal será transmitido um conteúdo. Nesse planejamento podem estar incluídas ações on e off-line, como ativações em locais públicos ou campanhas em redes sociais.

As ações de relações públicas acabam se mesclando com atividades de publicidade, marketing e jornalismo, afinal, estão todas alinhadas pela comunicação. Contudo, o RP sempre trabalhará prezando pelo viés institucional e pelo gerenciamento do relacionamento com seus públicos. Além disso, o RP tem uma preocupação com o alinhamento de estratégias da organização e da comunicação, para que não haja discordância entre seus objetivos e metas.

Agora que você já sabe o que faz um RP, compreendeu também que a área de comunicação é muito vasta e que as relações públicas abrangem grande parte desse escopo. Toda e qualquer empresa necessita de um profissional da área. Para saber mais, acesse a aba de serviços do site da Imaginadora e acompanhe nossas redes sociais!