Como inovar? Tudo começa com o tal do sabonete

Compartilhe:

inovacao_template
 
banho_saboneteDurante uma das primeiras aulas da disciplina de “Inovação e Criatividade”, a professora já chegou perguntando para os alunos de mestrado e doutorado do curso Administração: “Qual é a primeira parte do seu corpo que passa sabonete quando vai tomar banho?”
A sala ficou em um misto de reflexão e risadas. E, claro, inicialmente a pergunta pode parecer estranha, mas após uma breve explicação, você, caro leitor, provavelmente vai concordar com a importância desta análise.
Afinal, o que a professora queria nos ensinar? A maioria das pessoas começa pela mesma parte do corpo quando pega o sabonete na mão. Pode ser o braço esquerdo, a perna direita, etc. Na maior parte do tempo, somos movidos pela rotina e pelos costumes. E o ato de tomar banho é tão rotineiro que nós o fazemos sem grandes reflexões.
 
“Se nem para tomar seu banho você muda os ‘passos’, imagina a dificuldade para fazer isso quando realmente precisa nos negócios, não é mesmo?”, questionou a professora.
 
InovacaoO alerta é nítido e gritante. Se o processo estratégico de qualquer empresa, projeto ou criação, atrelado a constante inovação, é a grande vantagem competitiva, como mudamos e desbravamos novos caminhos?
Tal inovação é imprescindível e é a grande chave para o sucesso. Às vezes é preciso abandonar velhas competências, respeitar e investir em pesquisa, transformar o velho em informações valiosas, propor e gerar ideias mais eficazes para manter as receitas e crescer no mercado.
Ainda pensando no sabonete, não é mesmo?!
A inovação começa nestes pequenos detalhes. Começe devagar, faça pequenos ajustes.
Vale a pena escolher um novo parque para caminhar, mudar a rua que dá acesso a sua residência, conhecer outros restaurantes e cardápios, visitar uma cidade, iniciar um esporte ou trocar o gênero de filme uma vez ou outra.
Dê espaço para a criatividade, desperte sua imaginação e alcance soluções inovadoras!
 
Lampada
Sugestões de leitura:
 
“Adams Óbvio”: http://www.blanco.pro.br/pdfs/adams.pdf
Livro: TIDD, J.; BESSANT, J. Gestão da inovação: integrando tecnologia, mercado e mudança organizacional. Porto Alegre: Bookman, 2015.

 
 

Leia mais

pt_BR