Comunicação Autêntica pode ser o seu diferencial competitivo

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Sempre me interessei pelos temas: PNL (Programação Neurolinguística), comunicação interpessoal, comportamento e inteligência emocional.  Gostaria de contar aqui um pouco do que tenho lido e até da experiência de um curso que acabo de fazer.
De acordo com o material que pesquisei, hoje em dia, as empresas estão investindo mais em trabalhos de coach para desenvolvimento de inteligência emocional dos colaboradores e focando seleções de pessoas neste sentido. Acreditava-se que o mundo dos negócios exigia puramente racionalidade e pensamento crítico e não havia espaço para emoções e manifestações de sentimentos.
Já há vários estudos que  mostram o contrário. Que precisamos sim fortalecer e melhorar (e muito) nossa capacidade de conexão humana e que profissionais com pouca inteligência emocional – aqueles caracterizados pela dureza nos relacionamentos e pouco controle sobre seu humor e emoções, por exemplo, têm impacto sobre os colegas e a organização como um todo. Algumas pesquisas, por exemplo, mostram que cerca de 2/3 das pessoas preferem evitar o contato com esses profissionais.
Por meio de uma amiga conheci o trabalho de uma excelente coach que oferece um curso chamado Caminho da Comunicação Autêntica (http://caminhodacomunicacao.com.br/).
O curso, que é bem interessante, traz alguns dos tópicos que me chamaram a atenção e vale a pena refletirmos:
– Resolver conflitos de uma forma construtiva
– Como dizer o que você está sentindo sem ofender a outra pessoa
– Ter mais segurança para se comunicar
– Entender o que está por trás do comportamento das pessoas, empatia, entre outros.
Confira um vídeo sobre o tema:

 
Há técnicas e muitos exercícios para colocar em prática estes temas.
Fica aí a sugestão de reflexão e estudo para evoluirmos como pessoas e profissionais.
Não é rápido, não é automático e nem fácil. Tem que praticar bastante no dia a dia.

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