10 dicas para desvendar o Deserto do Atacama, no Chile

Atacama1
Que o Chile é o novo queridinho dos brasileiros nós todos já sabemos. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre o deserto mais alto e árido do mundo? Sim. Estou falando do Deserto do Atacama, um destino de tirar o fôlego! Apesar do seu clima extremo e a falta de recursos naturais, hoje é um dos principais destinos turísticos dos brasileiros na América do Sul.
Elaborei 10 perguntas frequentes sobre o destino e respondi a partir da minha experiência. Essas dicas certamente irão lhe ajudar na elaboração do roteiro e despertar ainda mais o desejo de embarcar para essa aventura:
 
Onde?
Para podermos começar a viagem, é importante saber que a base principal para quem quer desvendar o deserto é a pequena cidade de San Pedro do Atacama, que tem pouco mais de 3 mil habitantes e está a 2,4 mil metros de altitude. Lá estão os principais hotéis e também é o ponto de partida para os passeios por outras regiões do deserto.
Atacama2
Como chegar?
Os voos saem de Santiago do Chile, capital chilena, e em duas horas chegam em Calama. Para seguir para o Atacama é necessário contratar um transfer ou alugar um carro – o trajeto leva um pouco mais de uma hora. No aeroporto há diversas empresas de transfer e você pode comprar na hora.
Quantos dias ficar?
Veja bem, já que escolheu um destino rico de lindas paisagens, eu aconselho ficar no mínimo cinco dias inteiros. Acredite, vale muito a pena e você fará muitos passeios.
Qual a melhor época?
Durante o verão as temperaturas são altas, porém em alguns locais e passeios, como Geysers del Tatio e Salar de Tara, o frio é intenso mesmo nessa época e venta bastante. No inverno você encontra belas paisagens nevadas e as temperaturas podem ser negativas até durante o dia. Apesar de ser deserto, quem não gosta muito de temperaturas extremas, a melhor época é a primavera ou outono.

Atacama3

O que levar?
Por se tratar de um deserto a temperatura tem grande variação, por isso prepare bem a mala. Boné, óculos de sol, protetor solar, protetor labial, creme hidratante, touca, luva, cachecol, tênis e roupa de banho são itens importantes para qualquer época do ano. Já para o inverno, eu aconselho ir preparado com meias térmicas, segunda pele, casaco térmico e jaqueta corta-vento. Faz muito frio e toda proteção é bem-vinda.
Quais passeios?
Aconselho fechar com a mesma agência todos os passeios e assim garantir um preço melhor. Você encontra diversas agências na vila de San Pedro e com preços variados, porém por se tratar de um local com difícil acesso e pouca comunicação, uma boa agência e um bom guia fazem a diferença. Tive a inesquecível experiência, por exemplo, de tomar café da manhã com vista para o vulcão Licancabur!
Atacama4
O que conhecer?
. Valle de la Luna e Valle de la Muerte
. Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama
. Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna TebinquincheAtacama5
. Geysers del Tatio
. Tour Astronômico
Atacama6
 
Vou passar mal com a altitude?
Não tem regra, mas é comum sentir o corpo diferente até se acostumar com a altitude. Os passeios não exigem grande esforço físico, as vans param perto e você irá contemplar as lindas paisagens e tirar bastante fotos.
Para evitar o mal-estar:
. Tome bastante água, o tempo todo
. Evite bebidas alcoólicas e comidas pesadas
. Caminhe com calma, não corra
Devo alugar um carro?
Eu não aconselharia o aluguel de carro, pois as estradas nem sempre são sinalizadas, possuem bastante curva e muitas vezes não são asfaltadas. Alguns passeios são feitos bem cedo e pode estar escuro ainda, como o Geysers del Tatio.
Atacama7
Assistência é importante?
A última dica, porém a mais importante é a assistência ou seguro de viagem. Super importante incluir esse item na sua compra da viagem, e assim viajar tranquilo para curtir ainda mais casa vivência proporcionada por esse deserto.
Espero ter inspirado e ajudado em sua viagem para o Deserto do Atacama. Agora é só fazer as malas e curtir esse destino que com certeza irá despertar olhares curiosos e render fotos surpreendentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *