Relações Públicas e seus muitos desafios

Compartilhe:

doors-1767564_1920
Demorou um pouco para que as empresas entendessem a importância do profissional de RP em seus quadros – seja pela contratação de funcionários ou de empresas especializadas. Muitas acreditavam que o trabalho de RP fazia parte do departamento de marketing, que na maioria dos casos cuidava desta área também.
As situações de crise, as mudanças no mercado editorial, entre outros, foram mostrando a necessidade de dar mais atenção ao departamento de RP. Aos poucos, foi ficando claro que para obter bons resultados – seja para gerar “mídia espontânea” ou para divulgar e construir a imagem positiva da empresa – é preciso ter profissionais especializados e dedicados ao setor.
Além dos desafios constantes, que exigem criatividade para lidar com as expectativas do cliente, o RP precisa ter o olhar preparado para encontrar a oportunidade certa, a experiência para entender o perfil do veículo e propor a pauta adequada, o jogo de cintura para contornar uma crise e a agilidade para entender as necessidades e o time dos diferentes meios de comunicação.

marketing-1466313_1920

Outros desafios fazem parte, como, por exemplo, adequar o projeto e as expectativas do cliente à realidade do mercado, mostrando o verdadeiro peso da notícia em questão, comparando o impacto esperado ao retorno que virá.  Vale ressaltar aqui, que qualquer previsão deve sempre se basear em dados reais, pois não existe nada pior do que fazer o cliente acreditar em um retorno que pode não acontecer.
Hoje, com o mercado de comunicação passando por mudanças significativas, os desafios são ainda maiores. O crescimento das mídias sociais – com os bloggers, vloggers, youtubers e influencers de vários setores -, abriu novas portas, ampliou as possibilidades de repercutir uma notícia, facilitou o acesso a um público específico etc. E, sem dúvidas, quem não estiver atento e pronto para explorar estes canais vai perder muitas oportunidades.
Dentro deste novo cenário, onde muitas vezes o comentário de um influencer sobre determinado produto, serviço ou destino pode ter uma repercussão impressionante, é preciso ter ousadia mas também muita cautela, já que em função da amplitude do alcance um deslize pode acarretar em consequências imprevisíveis.

social-media-1515993_1920

 
Mesmo mantendo uma forte influência no público em geral, os meios impressos tiveram que dividir o espaço à medida que a internet foi avançando e jogando os holofotes em cima das mídias sociais. E este destaque pode ser pelo trabalho, pela exposição, por uma opinião, por um estilo de vida, por uma postura social ou política… As possibilidades são inúmeras, e, na maioria dos casos, os retornos, tanto negativos como positivos, são surpreendentes. Afinal, um youtuber é capaz de ter 2, 3, 4 milhões de seguidores, e um vídeo mencionando o seu cliente pode, em questão de segundos, atrair um grande número de potenciais usuários de produtos, destinos e outros serviços.
Sou formada em publicidade e jornalismo, e atuo como RP há 13 anos. Os desafios e os muitos caminhos para seguir, certamente justificam a minha sempre crescente paixão por este setor.

Maysa Torres em ação - RP
Maysa Torres em ação – RP

Leia mais

en_US