Santiago do Chile: roteiro com dez passeios fora do comum

Santiago do Chile tem sido o roteiro natural de muitos brasileiros que estão buscando o destino para a primeira viagem internacional – isso já é uma realidade. O mais interessante é que, em tempos de incertezas econômicas, a capital chilena tem recebido muitos visitantes que estão voltando ao destino para conhecer mais e mais suas belezas naturais e inúmeras atrações. Isso tanto na metrópole e em seus entornos quanto nos demais destinos de natureza do Chile, representado no Brasil pela Imaginadora.

E para quem já foi uma vez e conheceu os roteiros mais famosos de Santiago do Chile, é importante que, numa segunda viagem, você aproveite os lugares pouco conhecidos do turismo tradicional e aposte num slowtravel –  modalidade de viagem que consiste em conhecer um pouco mais da cultura local, interagindo com os locais e degustando a culinária popular. Afinal, viajar é viver mais histórias!

Museo a Cielo Abierto de Santiago do Chile

Museu a Cielo Aberto, em Santiago do Chile

O Museo a Cielo Abierto é, como o nome diz, um museu a céu aberto. Uma das joias secretas de Santiago do Chile, que passa despercebida pela maioria dos turistas. Uma galeria de arte contemporânea ao ar livre. É um excelente lugar para conhecer um pouco da cultura popular chilena, uma vez que esses murais retratam os assuntos pertinentes ao cotidiano do povo. As exposições deste ‘museu’ são casas reais, prédios, etc. É impressionante constatar como bairros praticamente esquecidos podem ser revitalizados através da arte.

Endereço: Av. Departamental 1390, San Miguel, Región Metropolitana, Chile

Assista a uma apresentação ao vivo no GAM

Centro Cultural Gabriela Mistral

Sempre há alguma coisa interessante acontecendo no GAM, o centro de artes e cultura Gabriela Mistral. Desde mostras de teatro, exibição de filmes, oficinas de idiomas indígenas a recitais de dança. Um centro cultural que reúne mostras nacionais e internacionais de expressão e alto valor cultural, bem no centro da cidade. No mesmo prédio é possível conhecer o Museu de Arte Popular Americana, gratuito, está situado no subsolo do edifício principal do GAM. Uma atividade recomendada para toda a família! Aproveite para degustar um café com leche!

Endereço: GAM, Av. Libertador Bernardo O’Higgins 227, Santiago, Chile , +56 2 2566 5500

Cerro Santa Lucia

Cerro Santa Lucia, em Santiago do Chile

A Colina de Santa Lucia está localizada no Parque Cerro Santa Lucia. A colina é a herança de um vulcão pré-histórico adormecido e vale uma caminhada matinal. É uma paisagem exuberante para fotos em viagens românticas: belos portões, fontes harmoniosas e longas escadarias que levam ao topo da colina. Por estar localizada no meio da área central é possível admirar a vista da cidade em todas as direções gratuitamente. Aproveite os dias claros quando você poderá avistar as montanhas ao redor de Santiago.

A Igreja seiscentista de São Francisco

A Igreja de São Francisco tem sua fundação em 1622 –  um dos edifícios mais antigos, não apenas de Santiago, mas de todo o Chile. Sua fachada lembra as pequenas capelas de vila do sul da Europa, portanto, diferente das igrejas típicas da América do Sul – o que contrasta com a avenida geralmente movimentada e edifícios modernos.

Rincón de las Canallas

O Rincón de las Canallas é um dos segredos mais bem guardados de Santiago. Possui uma decoração incomum e uma história real: Durante a ditadura chilena, quando havia regras radicais quanto reuniões de grupos, o dono do restaurante, Don Victor Painemal, decidiu que abriria as portas do restaurante, para oferecer um lugar seguro para as pessoas comerem e compartilharem suas ideias. O restaurante original foi incendiado pelas autoridades, mas a comunidade se reuniu em solidariedade a Painermal e criou o local, abrindo outro restaurante no prédio atual.

Templo Bahá’í da América do Sul

Templo Bahai, em Santiago do Chile

O templo bahá’í da América do Sul é o Templo-Mãe da religião Bahá’í. Durante os séculos 19 e 20, foram definidos que em cada continente teria uma Casa de Adoração Baháí, assim, foram construídos 8 templos em países como Alemanha, Índia e Estados Unidos. Sua concepção foi que o prédio transmitisse luz durante o dia para a parte interna e a noite reflita suas luzes para o lado externo do Templo. Uma belíssima obra de arte religiosa.

Mercado La Veja de Santiago do Chile

Passear por um mercado é sempre uma experiência cultural marcante. Um lugar para provar sabores e texturas, como legume e frutas – não deixe de provar a suculenta cherimólia. Procure comprar diretamente dos agricultores locais alguns dos melhores produtos do Chile. Há também pequenos restaurantes para degustar alguns pratos da culinária popular chilena como a cazuela, na parte traseira esquerda do mercado, com um preço convidativo. Enquanto espera pela comida, não deixe de se emocionar com a serenata de um músico local. Como o bairro é um pouco afastado, procure deixar a área por volta das 14h, quando as lojas se fecham, o bairro costuma ser inseguro à noite.

Endereço: Rincón de las Canallas, Tarapacá 810, Santiago, Chile +56 2 2632 5491

Compras baratas no bairro Patronato, em Santiago do Chile

O Patronato é um bairro comercial que tem uma das melhores ofertas da cidade: roupas, joias, sapatos e muito mais. Percorra as ruas e veja a diversidade de produtos únicos das lojas. Durante as compras ou no final delas experimente um dos inúmeros restaurantes coreanos do bairro – atenção para o frango frito condimentado.

City ou Walk tour com um guia local

Santiago do Chile

Uma das melhores maneiras de conhecer Santiago – quase de graça. Um guia local o levará a todas as principais atrações e assim você não perderá nenhum dos pontos mais relevantes. Essa experiência também permitirá que você aprenda histórias e anedotas próprias do lugar, as quais nenhum impresso para turistas poderá te oferecer. Um guia local conhece aqueles lugares intimistas e especiais que apenas os habitantes de Santiago desfrutam.

Beber um Mote con Huesillos

A bebida mais refrescante de Santiago do Chile é uma mistura inusitada, que muitos acharão estranho: xarope de pêssegos e grãos de trigo! Uma bebida frutada, com trigo descascado, pêssegos secos ao sol e xarope grosso de cor âmbar, oferece uma combinação única de texturas e sabores. Surge gelada nas barraquinhas da cidade – com certeza, uma grata recompensa depois de uma caminhada nas montanhas.